PARCEIRA DO AGRO!

PARCEIRA DO AGRO!

PARCEIRA DO AGRO!

Como ser produtivo no período de entressafra?

As culturas costumam se desenvolver em ciclos, de modo que entre a colheita de uma safra e um novo ciclo de plantio pode ser necessário aguardar um período de tempo para que o solo se recupere e/ou para que as condições climáticas necessárias surjam. Esse espaço de tempo entre um plantio e outro é o que se chama de entressafra.

A produção agrícola se desenvolve durante todo um ano, mas ela nem sempre acompanha o calendário normal. Para os produtores rurais, dependendo do tipo de cultura e plantio, o ano pode começar em qualquer mês. Todo produtor rural sabe como é importante planejar bem a utilização da sua propriedade ao longo do ano, especialmente por questões climáticas e pelas especificidades de determinados cultivos, que torna o planejamento técnico indispensável. Em períodos de entressafra, o agricultor procura buscar alternativas para manter o solo em uso e gerando renda, ainda que de modo auxiliar. Pode ser necessário aguardar um período de tempo para que o solo se recupere e as condições favoráveis surjam, nesse tempo o agricultor pode desenvolver outras atividades e culturas na entressafra, principalmente aquelas com ciclos mais curtos, a fim de não deixar o solo inativo e assim gerar lucro a partir de tal.

Muitos agricultores brasileiros sofrendo com problema de plantas daninhas passaram a adotar culturas de inverno no período de entressafra, assim como girassol, aveia, milho, trigo, entre outras — na tentativa de minimizar o aparecimento de plantas indesejadas, o que deu muito certo. Tal técnica pode ser empregada em qualquer tipo de plantação e seus benefícios não se restringem à redução do surgimento de plantas daninhas, que também melhora suas condições físicas, químicas e biológicas, pois no momento de retornar ao cultivo normal da sua propriedade o solo estará muito mais enriquecido, possuirá uma maior concentração de vida bacteriana e nutrientes em abundância para oferecer à nova safra. Além disso, a cultura de inverno pode ser usada para fabricar alimentos para os animais ou como uma forma de cobrir o solo gerando uma excelente vantagem econômica, já que terão uma safra para comercializar no período de pausa da cultura principal, deixando a economia local mais dinâmica e estável ao disponibilizar produtos diferenciados.

Isso permitirá uma maior produtividade e qualidade na hora da colheita, pois o produtor rural precisa ser estratégico no período de entressafra, tanto para manter a sua produtividade e renda quanto para garantir a boa saúde do solo para o plantio. Junte-se à Tratorex e melhore a qualidade do seu solo e a produtividade da sua colheita!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *