1. Respeite a planta e escolha a melhor cultura
Ao escolher uma cultura para o cultivo, é imprescindível que você pergunte se essa tem grande expressão de mercado e se a sua região é habilitada para receber esse tipo de plantio, neste caso as características do clima e solo devem ser levadas em consideração.
Plantar de maneira correta, respeitando o espaçamento ideal entre as plantas, por exemplo, garante que a produção seja saudável e apresente lucros ao final da safra.
2. Estude sempre
Adquirir conhecimentos sobre a lavoura, transforma a mente do produtor rural, sendo esta, uma questão de extrema necessidade. Não é possível influenciar o preço dos seus produtos, pois os mesmos são dados pelo mercado. Entretanto é possível adotar medidas que apresentam menor custo benefício.
As boas práticas de manejo são fatores que ressoam diretamente na safra, pois, aumentam a produtividade da cultura. É fato que o conhecimento está atrelado ao lucro. Assim, quanto mais o produtor rural estuda, mais ele é capaz tomar decisões assertivas para seu negócio.
3. Esteja Atento aos pequenos detalhes
Todo produtor que preza pela sua lavoura, deve sempre estar antenado aos pequenos detalhes. Em cada época do ano a plantação exige um cuidado especial. Existe a hora certa para o plantio, o momento ideal para adubação e o tempo de realizar o controle de pragas.
Pensando nisto, a Tratorex, maior parceira do produtor rural do Sul de Minas disponibilizou um calendário para uma das maiores culturas do nosso Brasil, o café. Baixe agora mesmo GUIA PARA UMA CAFEICULTURA DE SUCESSO. Desta maneira o você poderá ficar por dentro das necessidades do cafeeiro.
4. Analise o mercado
A demanda de mercado é outro fator que deve ser levado em consideração, pois, após a colheita deve ter atenção com o destino do seu produto. É indicado diversificar, vendendo dentro e fora do Brasil, assim, o produtor rural fica menos vulnerável às oscilações no mercado, tendo uma abrangência maior na hora de compartilhar a sua colheita.
Destinar seus produtos para o mercado externo pode ser extremamente benéfico. A agricultura brasileira tem bastante prestígio internacional, sobretudo nossa produção cafeeira é muito respeitada, pois, apresenta alto padrão qualidade.
5. Faça parcerias efetivas
Cada vez mais pequenos e médios produtores têm se associado à cooperativas e isso gera um retorno expressivo para o reconhecimento do seu produto no mercado.
Fazer parcerias permite que se tenha uma melhor negociação de preços, tanto para a compra de materiais e insumos quanto para a venda da produção. Se agrupar tem sido tendência que tem ganhado força entre os produtores rurais pelo fato de se mostrar efetiva e apresentar uma gama de benefícios.
6. Marketing agrícola
A estratégia de marketing é um diferencial de mercado que apresenta para o público a qualidade de seu produto. Estratégias de vendas é uma forma de agregar valor, desta maneira é possível que o produto em si tenha maior visibilidade no mercado.
O marketing agrícola, é indicado para os tipos de produtores, pois, é ele quem irá informar as pessoas como é realizada sua produção com o objetivo de atingir exatamente o público que irá consumir o seu produto.
7. Invista em tecnologia
A tecnologia otimiza o trabalho no campo e influencia diretamente na produtividade. Pois, ao reduzir custos e aumentando a quantidade de produção, dando espaço para outros tipos de investimentos. Os grandes produtores só alcançaram esse patamar, porque, estavam abertos à novas tecnologias.
A Tratorex oferece inovação tecnológica para o produtor rural e há 10 anos está empenhada em apresentar soluções para pequenos e médios produtores, oferecendo as melhores máquinas e orientando-os para que sejam tomadas as melhores decisões.
Gostou das nossas dicas para ter sucesso na lavoura? Agora é só colocar em prática todos os conhecimentos, almejando uma safra próspera.
Quer elevar seus negócios? Fiquem atentos ao nosso blog, lá sempre disponibilizamos conteúdos que ajudam você a expandir.