Você sabia que para que as plantas cresçam saudáveis é essencial que elas recebam macro-nutrientes?
São eles: nitrogênio (N), fósforo (P), potássio (K), cálcio (Ca), enxofre (S) e Magnésio (Mg).
O procedimento responsável pela oferta de nutrientes na lavoura é conhecido como adubação ou fertilização. Este pode ser realizado em diversas épocas do ano, pois, está intimamente relacionado ao tipo cultura de cultivo.
Para quem não sabe, a adubação nada mais é que a aplicação de fertilizantes naturais ou sintéticos no solo. Acima de tudo, tem como objetivo nutrir e fortalecer a lavoura, com o intuito de alavancar a produtividade. A escolha entre os dois tipos depende diretamente dos interesses do produtor.
Os orgânicos, apresentam a liberação de nutrientes de forma gradual no solo, com isso o processo é mais lento. Uma grande vantagem desse tipo de fertilizante é o pouco impacto ambiental. Ou seja, por apresentarem características naturais que ajudam a preservar o meio ambiente. Já os sintéticos, são componentes industrializados de origem geralmente mineral e apresentam nutrição imediata. No entanto, estes requerem destreza na aplicação, pois, podem prejudicar o lençol freático e outros elementos ambientais.
Independente da escolha quando for realizar o processo de adubação na lavoura é preciso ter atenção aos sinais que a própria planta irá apresentar. Certamente ela terá uma reação positiva ou negativa, com isso, é possível saber se a aplicação está sendo realizada de forma adequada.
Em suma, antes de aplicar fertilizantes na lavoura é fundamental fazer a análise química do solo. Pois, é por meio dessa avaliação que o produtor poderá identificar as deficiências nutricionais e escolher o fertilizante adequado.
A importância da adubação uniforme
O produtor rural deve estabelecer uma meta para que a adubação aconteça de maneira precisa. É muito importante que todas as plantas recebam a mesma quantidade de adubo, para que tenham as mesmas chances de produtividade. Há alguns fatores que passam despercebidos, mas, que são determinantes. Por exemplo:
Você sabia que varrer o solo antes da adubação otimiza o absorção de nutrientes? Isso é real e acontece pelo fato de que, se houver muitas folhas no solo, elas podem reter o fertilizante e retardar o processo de nutrição.
Outro problema enfrentado para que aconteça uma adubação uniforme é a má distribuição de fertilizantes, principalmente se esta for realizada de maneira manual. Pois, às vezes por desatenção uma planta acaba recebendo menos adubo do que a outra. E certamente, as que receberam menos nutrientes podem adoecer e prejudicar a produção.
Como uma adubadora pode me ajudar?
Atualmente o mercado agropecuário fornece inúmeros modelos para que este serviço seja realizado de forma precisa e dinâmica. Em primeiro lugar, a mecanização da adubação permite que sejam controlados os padrões de dosagem e a distribuição de fertilizantes. Desta maneira todas as plantas irão receber a mesma quantidade de nutrientes, de forma rápida e eficaz, promovendo assim, uma adubação uniforme.
Gostou das informações acima?
A Tratorex como a maior parceira do produtor rural do Sul de Minas tem como responsabilidade levar conhecimento e tecnologia para campo. Curta a nossa FanPage e fique de olho nas novidades do mercado agro.