PARCEIRA DO AGRO!

PARCEIRA DO AGRO!

PARCEIRA DO AGRO!

Analise Foliar

A análise foliar permite avaliar o estado de nutrição de cada planta. Em primeiro lugar, este procedimento complementa a análise do solo e tem como função primordial realizar de maneira adequada a fertilização da cultura ao decorrer das safras.

Da mesma forma, a análise foliar identifica estados de desequilíbrios, carência ou toxicidade de um ou mais nutrientes. Sendo assim, é possível verificar se a aplicação de nutrientes ao solo será ou não vantajosa para a planta. Acima de tudo, este procedimento é capaz de apontar o estado nutricional da planta. Com isso, é possível realizar as correções necessárias para o melhoria da safra.

Como coletar corretamente as amostras?

O princípio básico de coleta de amostra consiste na seleção de partes da planta, normalmente são utilizadas as folhas, pois, apresentam maior estabilidade em relação aos fatores que influenciam em seu equilíbrio.A época adequada de coleta varia de cultura para cultura. Entretanto, vale ressaltar que as amostras devem ser colhidas antes de atingirem o florescimento.

O procedimento para coleta de amostras de folhas é simples:

Caminhamento em ziguezague;

Caminhamento em x;

Caminhamento em nível.

As folhas colhidas para amostras deverão ser recém-maduras, pois, são órgãos que representam de maneira clara o estado nutricional da planta. Isso porque, a folha nesta fase é o centro de processos metabólicos e refletem muito bem a composição e as mudanças na nutrição. Após colhidas, serão geradas as subamostras que devem ter número aproximadamente igual de folhas, desta forma teremos uma amostra composta. Após realizar este procedimento o produtor deve enviar o material colhido em sacos de papel para o laboratório de análise, assim, terá o diagnóstico completo de sua cultura e poderá realizar a aplicação correta de nutrientes.

DICAS IMPORTANTE PARA UMA ANÁLISE DE SUCESSO

Não misture:

– Folhas de variedades ou de espécies;
– Amostras de plantas que visualmente estão normais com aquelas de aparência anormal;
– Folhas com idade fisiológica diferente;

Evite:

– A mistura, na mesma coleta de amostra, de folhas de plantas que não representam a condição média da lavoura ou do pomar;
– A coleta de amostras de folhas logo após adubação no solo ou foliar e/ou pulverizações com defensivos;
– A coleta de amostras de plantas próximas de estradas ou de carreadores.

Esperamos que este conteúdo tenha ajudado você a ter clareza sobre a análise foliar. A Tratorex está disponível para esclarecer suas dúvidas e ajudá-lo a estabelecer uma alta produtividade em sua safra. Em suma, seja lá qual for sua cultura saiba que tem uma parceira para contar. .

Gostou do nosso artigo? Que tal receber mais dicas em seu e-mail? Temos uma lista VIP, lá nós enviamos dicas e ofertas exclusivas que contribuem para a evolução do campo. Aproveite enquanto é grátis!

Acesse o link: http://tratorexpecas.rds.land/lista-vip

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *