Se por um ponto as chuvas são uma dádiva para lavoura. Por outro lado, elas se transformam no terror de muitos produtores rurais. Pois, é neste período que as ervas daninhas aparecem e se não são controladas podem deixar deficitária a rentabilidade da safra.
As plantas daninhas prejudicam a cultura através da competição por elementos de sobrevivência como luz, água e nutrientes. E além disso, podem se transformar em hospedeiras de insetos prejudicando a saúde da lavoura. Acima de tudo, os ambientes ideais para o desenvolvimento das ervas daninhas têm características como: alta umidade, temperatura e fertilidade desfavoráveis, elevada salinidade e excessiva acidez ou alcalinidade.
Você sabia que existem alguns implementos agrícolas que podem te ajudar nesta etapa tão importante para a produção? São eles: roçadeiras, trinchas e pulverizadores que atuam na linha de prevenção e controle de ervas daninhas. Primeiro, escolha qual será a forma de controle que irá aplicar em sua lavoura, depois veja qual implemento lhe atenderá melhor.
Formas de Controle
A eliminação de ervas daninhas da lavoura acontece por três grandes grupos de controle: mecânico, químico e cultural.
Mecânico: Pode ser realizado manualmente, essa prática exige muito cuidado na escolha do implemento a ser utilizado. Em outras palavras, o mesmo deverá ser adequado ao tipo de cultivo e a espécie de plantas daninhas que serão retiradas. Durante a realização deste tipo de controle, deve-se ficar atento para não atingir as raízes das plantas de produção.
Químico: É realizado com o uso de herbicidas, as vantagens desse controle são a economia de mão-de-obra e a otimização do tempo na aplicação. É importante dizer que essa técnica pede que exista conhecimento sobre a cultura, pois, a aplicação deve ser feita em doses corretas. Ou seja, em casos de doses elevadas alguns herbicidas matam ou retardam o crescimento das plantas produtivas.
Cultural: Esse procedimento evita o uso de agrotóxicos e preserva o meio ambiente. Certamente, é uma técnica que possibilita o desenvolvimento vigoroso da planta produtiva, fortalecendo-a, acima de tudo para que ela possa competir de igual para igual com as plantas daninhas.
ATENÇÃO:
Realizar a prevenção para que este mal não invada a sua lavoura é uma responsabilidade que deve ser praticada diariamente.
Ainda não tem o implemento correto para o manejo?
Venha para a Tratorex, neste mês de Dezembro de 2018, nós estamos com toda a linha de combate às ervas daninhas em promoção.
Vale apena conferir! <<<
Avenida Sallum Assad David, 99⛹️♀️
Bairro Santa Luiza
Varginha – MG
Telefone: (35)3214-4520
Telefone: (35)3212-6278