Neste sábado, dia 20 de março, comemoramos o dia da agricultura e se inicia o outono. Período que pode favorecer a Cafeicultura e chega como um grande presente da natureza para esses setor que ajuda a movimentar a economia do Brasil.
O outono este ano poderá ser marcado pelas chuvas dentro da normalidade, temperaturas acima da média e pelo fim do fenômeno La Niña.
A chuva nos próximos dias
Até o final de março as chuvas deverão se concentrar em maior volume na região Central e Norte do Brasil. Em Minas Gerais as chuvas deverão reduzir, mas são esperados ainda entre 20 a 50 mm de chuva, sendo que os menores volumes de chuva até o final do mês são esperados para a Bahia e demais estados do Nordeste do Brasil.
As temperaturas no Outono
De modo geral, a região central do Brasil deverá apresentar temperaturas acima da média ao longo dos três meses que compõem o outono. Em abril e maio as temperaturas deverão ocorrer acima da média, principalmente na região do Sul do Tocantins e Piauí, toda a Bahia, Triângulo Mineiro e Noroeste de Minas, São Paulo, Goiás, Sul do Mato Grosso e no Mato Grosso do Sul. Em junho, temperaturas acima da média também poderão ocorrer no Amazonas. Deve-se, todavia, lembrar que nos próximos meses as temperaturas naturalmente deverão diminuir principalmente devido a entrada de frentes frias que se deslocam a partir do continente antártico. Até o final de março, as temperaturas poderão ser mais amenas do que o normal na maior parte do Brasil, principalmente no Acre e no Sul do Amazonas.
O café
Considerando que as chuvas nos meses de fevereiro e março contribuíram com a fase de enchimento dos grãos e, consequentemente, com a recuperação das lavouras. O produtor pode aumentar a qualidade de seu café. E para melhorar sua produtividade esteja preparado para colheita tendo o planejamento de inicio e fim. É importante manter seus implementos revisados antes de iniciar os trabalhos. sendo assim, irá evitar imprevistos que podem prejudicar os prazos da colheita.
Conte com a Tratorex!