O solo e seus nutrientes! O canal para manter a saúde da planta e garantir a produção da lavoura.
Dentre as fontes de energia que as plantas precisam para viver estão a luz, a água, o carbono e o nitrogênio que os microorganismos retiram do ar e dos nutrientes minerais que retiram do solo (fósforo, enxofre, cálcio, magnésio).
O uso constatante de adubos químicos deixam o solo e seus nutrientes com mais acidez e mais improdutivo devido a pobreza em nutrientes, juntamente com os agrotóxicos que acabam atacando o ecossistema prejudicando bactérias, insetos e microorganismos muitas vezes benéficos à lavoura, pois ajudam a combater pragas e são fundamentais para uma cadeia vital do solo equilibrada.
É recomendável utilizar adubos químicos como complemento nutricional e corretivo do solo e seus nutrientes em quantidades compatíveis e adequadas ao terreno e cultura, evitando ao máximo seu uso abusivo para não exterminar a vida no solo.
Obviamente que o uso de corretivos e adubos são fundamentais dentro das quantidades aceitáveis, de acordo com cada exigência nutricional para a preservação de cada cultura pois melhoram a fertilidade da terra através da química, mas em um contexto onde seu uso não desenvolva as propriedades físicas do solo, esgotam a terra e, acontecendo isso, será necessário uma reposição de húmus afim de viabilizar os nutrientes para a planta.
É mais viável manutenção do devido cuidado das terras durante a produção do que a tentativa de recuperação de terras empobrecidas, isso se for possível recuperá-las. Atualmente é sabido que as reservas de fósforo estão no limite portanto é imprescindível que se economize ao máximo conservando o solo que já existe, devolvendo o mato capinado à terra e adicionando húmus afim de tornar o solo propício para as plantas.
Para mais conteúdos do ramo cafeeira do interesse do produtor rural fique por dentro das notícias da Tratorex e melhore os resultados da sua lavoura!
Fontes:
http://revistacafeicultura.com.br/index.php?tipo=ler&mat=3627