Todos os dias, as produções rurais são afetadas por diversos fatores. Clima, pragas, doenças, entre outros. Com isso, dificultando o controle do nível de eficiência do plantio. Portanto, para facilitar a vida do agricultor, existem algumas técnicas que melhoram a saúde da lavoura, sem a necessidade de aumentar a área utilizada para o cultivo. Dessa forma, pode melhorar sua produtividade na lavoura.
Separamos 4 dicas tecnológicas para melhorar sua produtividade na lavoura e se destacar no mercado do agronegócio. Confira nossas 4 dicas!
1) Drones são uma poderosa ferramenta para produtividade na lavoura
O mercado do agronegócio está integrado à tecnologia, que agora faz parte do cotidiano da produção agrícola. Contudo, hoje encontramos equipamentos que inovam a visão do agricultor, uma dessas tecnologias inovadoras são os drones. Eles trazem uma visão mais ampla da lavoura e detectam a existência de áreas improdutivas. Além disso, outros equipamentos também auxiliam o produtor a cuidar das suas terras, que é o caso dos softwares agrícolas, auxiliando no mapeamento da propriedade. E também das máquinas modernas, que são mais eficientes e econômicas.
2) Mapeamento de chuvas para aumentar a produtividade na lavoura
As chuvas são fatores que prejudicam as lavouras, mas com as inovações tecnológicas que já estão disponíveis no mercado, é possível mapear as chuvas de maneira simples e prática. Ao ter um mapa personalizado de sua área, a tomada de decisões e o planejamento agrícola se tornarão muito mais eficientes.
3) GPS
Uma ótima dica para aumentar a produção é a agricultura de precisão, que é um processo que instala sensores e aparelhos de GPS nas máquinas utilizadas na lavoura. Com isso, essas informações faz com que o produtor conheça melhor a variação no solo e no clima de cada área de plantio. Sendo assim, irá permitir escolher o melhor tipo de cultura e diminui o uso de fertilizantes.
4) Gestão modernizada é fundamental se busca produtividade na lavoura
Mesmo que o seu foco seja a agricultura familiar, é de grande importância modernizar a gestão dos seus recursos e do seu caixa. Afinal, um bom planejamento financeiro proporciona uma economia no processo produtivo, o que resulta em um faturamento maior. Além disso, investir em novos equipamentos melhora a qualidade dos seus produtos agrícolas.
E aí produtor, essas dicas foram de grande utilidade? Comente aqui, quais outras dicas além das citadas, você recomendaria?