PARCEIRA DO AGRO!

PARCEIRA DO AGRO!

PARCEIRA DO AGRO!

Descubra a técnica ideal para controlar as cigarras no cafezal

controlar as cigarras no cafezal

Anualmente, no começo da primavera, frequentemente assistimos a cantoria das cigarras – o que pode ser para os cafeicultores um sinal de alerta, pois é uma praga e tem de conhecer a técnica ideal para controlar as cigarras no cafezal.

Afinal, se a quantidade desses insetos não for bem manejada, pode prejudicar drasticamente a produtividade e reduzir a vida útil das lavouras, em caso de uma grande infestação.

Portanto, o monitoramento correto e um controle eficaz é uma medida básica para que as cigarras não afetem, de forma negativa, a produção de café.

Confira no post de hoje, o impacto dessa praga na plantação e a técnica ideal para controlar as cigarras no cafezal. Vamos lá?

 

Muitos danos e prejuízos na cafeicultura

Podemos perceber que se não for controlada, essa praga pode causar sérios problemas aos cafeicultores. Normalmente, as cigarras que atacam os pés de café vêm de áreas abertas recém-plantadas, principalmente em solo do cerrado ou áreas florestais.

O processo de ataque aos cafeeiros acontece quando as fêmeas depositam seus ovos no corpo da planta. Pois, com a eclosão as ninfas penetram no solo. Estas se prendem às raízes do para a sucção da seiva da planta, e a agressão pode durar até cinco anos.

Os cafeeiros são vulneráveis às espécies maiores de 30 ninfas e espécies menores de 60 ninfas.

Os sintomas causados por essa praga são:

  • Deficiência nutricional nas folhas,
  • Desfolha e queda precoce de flores e frutos.
  • Ocasionando redução na produção e até a morte da planta.

 

Técnica ideal para controlar as cigarras no cafezal

Para controlar as cigarras é necessária a conscientização dos produtores e o trabalho dos técnicos da região para fazer um acompanhamento e utilizar produtos realmente eficientes para o controle do inseto. Pois, a colaboração de todos deve ser de forma consciente. Pois se houver apenas um produtor na região para realizar o monitoramento e controle, mas os outros produtores não fizerem, a eficiência não será tão efetiva.

 

Realizar constante monitoramento

O monitoramento precisa feito por talhões. Entretanto, devemos atentar aos seguintes pontos:

  • Existem orifícios de saída circulares de ninfas móveis do solo;
  • Projeção da copa do café;
  • Exúvias presentes no caule da planta.

Nesta vigilância, você deve selecionar aleatoriamente 10 plantas e desenhar uma trincheira em um lado das plantas. As ninfas encontradas devem ser retiradas e contabilizadas.

O valor contabilizado multiplique por dois, pois, representa os dois lados da planta amostrada. A implementação do controle químico deve ser realizado havendo mais de 35 ninfas em cada cova. (A utilização do uso de inseticidas de contato e sistêmicos é o ideal.)

Portanto os cafeicultores brasileiros podem utilizar produtos que não só promovem um controle eficiente, mas também servem como uma excelente opção para lidar com a resistência, agregando valor ao longo do ciclo produtivo.

Se quer saber sobre todas as pragas que podem atingir seu cafezal clique aqui. 

E então, gostou do post de hoje sobre a técnica ideal para controlar as cigarras no cafezal? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe o texto, para que outras pessoas tenham acesso a esse conteúdo.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *