O café é um dos produtos mais importantes comercializados globalmente. Mas por ser uma cultura perene sensível ao clima, o café é altamente suscetível às mudanças climáticas.
Portanto confira nesse post a mudança do ciclo de vida da planta de café e como a influência do Calor pode afetar o seu Cafeeiro. Vamos lá?
A mudança do ciclo de vida da planta de café
Para compreender melhor como as mudanças climáticas estão afetando os cafeeiros, você deve primeiro entender o papel que o clima desempenha no ciclo de vida de uma planta.
Cada mudança biológica que ocorre (como seus estágios de floração, crescimento e amadurecimento) é impactada por parâmetros externos, incluindo temperatura, umidade e luz. Como uma planta responde a esses parâmetros determina sua fenologia – ou ciclo de vida sazonal.
No passado, as respostas naturais aos estímulos eram mais ou menos previsíveis, porque as condições climáticas também eram. No entanto, mudanças drásticas interromperam esse cronograma, fazendo com que as mudanças esperadas ocorressem de forma aperiódica.
Em geral, as mudanças climáticas devem aumentar as temperaturas, reduzir a disponibilidade de água e alterar as condições do solo.
Em muitas regiões produtoras de café, a umidade mais alta e o aquecimento estão incentivando o desenvolvimento de doenças e pragas, e temperaturas e padrões de chuva imprevisíveis estão afetando os tempos de colheita e a qualidade da safra.
Pesquisas já mostraram que altas temperaturas atrapalham o metabolismo da planta e que condições extremas podem causar estresse fisiológico, podendo reduzir sua eficiência fotossintética. E a falta de umidade no ambiente promove o aborto da cereja do café e, portanto, a produtividade diminui.
Além de alterar a fenologia de uma planta, a mudança climática também cria certas flutuações no ambiente em que os cafeeiros se desenvolvem. Isso fez com que várias pragas e doenças podem acometer o pé de café.
Encontrando soluções
O caminho a seguir é, sem dúvida, um desafio para os produtores de café. Mas, apesar disso, há muitos caminhos disponíveis para eles se adaptarem às condições que as mudanças climáticas que vem acontecendo atualmente.
Há uma necessidade de métodos de adaptação que os produtores possam implementar facilmente sem exigir grandes quantidades de capital, amplo suporte externo e infraestrutura existente. Uma maneira de fazer isso é ajudando-os a integrar práticas de manejo agrícola baseadas na agro-biodiversidade e no ecossistema.
Tratamentos adicionais podem ser direcionados às próprias plantas de café, para melhorar sua saúde e garantir que estejam mais bem equipadas para lidar com ameaças externas. Os bioestimulantes podem atuar como uma mistura de vitaminas para as plantas.
Essas são apenas duas das muitas soluções que os produtores de café podem implementar. Qualquer esforço de mitigação deve começar com o monitoramento do cafeeiro e o rastreamento de suas alterações.
E então gostou do post de hoje sobre a influência do Calor no Cafeeiro? Deixe nos comentários e compartilhe o artigo, para que mais pessoas possam ter acesso a esse conteúdo.
Siga nossas redes sociais e receba sempre ofertas e dicas sobre café. Facebook – Instagram