Podas e desbrotas
Vimos que a poda é de grande importância para sua lavoura de café, uma vez que realizada, vai haver uma abertura nos pés de café, permitindo a passagem da corrente de ar e também a melhor entrada de sol. Além disso, aumenta-se a área produtiva do galho, pois retira-se a parte fina e fraca que é a ponta.
Mais uma vantagem de realizá-la, é a redução de custos, pois, em alguns casos, no ano da desbrota não se gasta com a colheita e nem com a adubação do café.
Todas essas vantagens são garantidas com a poda, atividade que é feita de 3 maneiras no café aqui no Brasil. Vamos conhecê-lás!
Esqueletagem: Esse tipo de poda é feita cortando os galhos lateralmente, deixando uma distância de 20 a 30 centímetros do tronco.
A esqueletagem é tida por muitos como o mais eficaz método de poda, esse método é um dos casos onde no ano de corte não há produção (te ausentando de gastos) e no ano seguinte, o café promete uma safra capaz de superar os lucros que não foram obtidos no ano anterior.
Decote: Menos severo que esqueletagem, esse método visa a melhor produção dos galhos da parte inferior (de baixo, ou saia) do pé de café.
É um tipo de poda relativamente caro, comparado ao de cima, uma vez que no ano em que é realizada, a safra é pequena, e no ano seguinte, conta-se apenas com o café da parte que não foi decotada.
Apesar disso, esse tipo de corte também promete grandes resultados com a recuperação dos galhos.
Recepa: Esse é o tipo mais severo de todos, pois, ao realizá-lo são retirados parte do tronco e também todos os brotos. Quanto a remoção de parte do tronco.
Essa poda é geralmente realizada para a renovação e reestruturação da planta, ou quando houve perda de galhos laterais produtivos, ou sofreu geadas.
Normalmente após ser realizada, somente após 2 anos os frutos produzirão novamente, por isso é a mais cara de todos os processos.
Outra desvantagem é que algumas plantas não brotam novamente e acabam morrendo, diminuindo a quantidade de de pés e consecutivamente a produção.
Para evitar isso, é preciso utilizar os materiais corretos e também o corte adequado na lavoura
A desbrota
Além da poda, outro processo importante para a melhor produção de café é a desbrota. Esse processo, diferente do da poda, consiste em retirar os brotos que não são saudáveis e acabam “roubando” adubo e espaço dos que vão produzir, é geralmente esquecido pelos produtores e a médio prazo traz grandes prejuízos.
O melhor período para se realizar é após a colheita do café, evitando que todos os nutrientes destinados ao pé de café não sejam “roubados” pelos brotos conhecidos como “ladrões.”
O volume de quando o café não está desbrotado até impressiona, mas isso não quer dizer grande produção de frutos, pelo contrário, é sinal de fraqueza na sua plantação.
Para a realização de qualquer uma dessas atividades, é preciso saber o que faz, garantindo que sua produção seja sempre mais eficiente e lucrativa.
Sendo assim, fique sempre atento à nossas dicas e também conte conosco para tirar qualquer dúvida.
Confira no link abaixo o artigo que fala sobre o período que estamos e a importância de se realizar essas atividades:
https://bit.ly/2wjjupw
Contatos:
Telefones: (35) 3214-4520 ou (35) 3212-6278
E-mail: atendimento@tratorexpecas.com.br
Site: tratorexpecas.com.br
Endereço: Avenida Sallum Assad David, 99- Varginha – MG